j

"INVEJA"

Posted by JUCIARA OLIVEIRA - -

 O pecado quer dominá-lo,mas você precisa vence-lo.
 

A inveja  é desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade do outro.Desejo violento de possuir o bem alheio, objeto de inveja.
A inveja é um sentimento negativo gerado pelo desejo ardente de possuir o que pertence ao outro ou até mesmo de ser o outro. É não aceitar ser quem você é e o que você possui.
Você deve trabalhar e desfrutar do dinheiro do seu trabalho com a sua família.Se puder, tenha uma casa confortável,um bom carro,vista-se bem,coma bem,viaje,isso tudo é o que realmente vale a pena na vida,afinal,desse mundo não se leva nada.
O que não pode acontecer,é você fazer o possível e o impossível para adquirir algo desesperadamente,só porque alguém tem e você não,nem que para isso você tenha que fazer qualquer coisa, até mesmo coisas que Deus condena.
Hoje infelizmente  vivemos no mundo materialista onde os valores são trocados,onde o respeito,o caráter e o amor não valem nada para muitos.
A única coisa que realmente tem valor no mundo é o dinheiro e nada mais; por dinheiro o ser humano é capaz de tudo,qualquer coisa.
No mundo em geral e também dentro da Igreja do Senhor,você só vale o que tem,exatamente o que possui.Sobra interesses e falta amor,humildade e caráter.

Muitos ímpios no mundo não se convertem ao cristianismo porque quando olham para algumas pessoas dentro da igreja do Senhor, vêem o mesmo que há no mundo;pessoas com problema de caráter,que valorizam mais o que é material do que o espiritual.
O desejo de todo ser humano é ser amado e aceito onde estiver;hoje aqui no mundo,o que torna alguém amado e aceito em seu ambiente,é posição social e dinheiro.
Muitas pessoas não tem o dinheiro para fazer a feira da semana,mas tem um carro importado parcelado em 100 meses para ter "amigos" e a aceitação das pessoas. Adquire um talão de pagamento que parece um livro;e ainda diz que foi "Deus" quem deu;desde quando Deus dá contas para alguém pagar até morrer?
O que Deus dá já está pago,Deus não dá contas para ninguém.

A maior riqueza que há na vida,é ser próspero. Prosperidade é viver bem em todas as áreas da vida;é ter paz de espírito e as riquezas é algo que acompanha,faz parte de ser próspero. Existem pessoas que são ricas,mas,não são prosperas.Tem dinheiro,mas,não possui paz,alegria,amor,vive uma vida infeliz e vazia sem razão de ser. Porque pessoas ricas se suicidam?
Você cristão estar no mundo,mas,não pertence a esse mundo,por isso o seu foco é  a nível do Reino de Deus. Aprenda a olhar com o olhar de Deus;valorize tudo aquilo que Deus valoriza;despreze tudo aquilo que Deus despreza.
Todo filho tem a natureza do pai,você é filho de Deus e tem a natureza de Deus,viva de acordo com a sua nova natureza.Quem possui o caráter de Deus,valoriza o que Deus valoriza e despreza o que Deus despreza.
Muitos cristãos ao desejarem o que é do irmão dizem que é "inveja santa".
O que é santo é separado do pecado,a inveja pertence a natureza humana que é pecado.
O cristão tem a natureza de Deus e deve viver de acordo com a sua nova natureza.

 
(Gálatas 5:16)Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana.Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer,e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer.Os dois são inimigos,e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem...As coisas que a natureza humana produz são:a imoralidade sexual,a impureza,as ações indecentes,a adoração de ídolos,as feitiçarias,as inimizades,as brigas,as ciumeira,os acessos de raiva,a ambição egoísta,a desunião,as divisões,as INVEJAS, as bebedeiras,as farras e outras coisas parecidas com essas.Os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.

Viver de acordo com a natureza humana é normal para a pessoa que não tem compromisso com Deus e a sua Palavra,para o ímpio que não conhece Jesus,a verdade que liberta. A inveja não pertence mais  ao cristão que conhece as Escrituras Sagradas, que nasceu de novo e foi transformado recebendo a nova natureza de Deus.

(Romanos 12:15)Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram.

Infelizmente vemos hoje  pessoas que se entristece quando o irmão é promovido,casa,compra um carro novo,uma casa nova,e  muitos tem inveja até mesmo do dom que Deus dá.
Muitos tem raiva quando ver o seu irmão usado pelo Espírito Santo no seu dom. Ninguém escolhe o seu dom para servir no Reino de Deus.
A sua profissão você escolhe,mas o seu dom é o Espírito Santo que escolhe e dar a quem Ele quer.
Muitos até se alegram quando ver o irmão perder os bens materiais,o esposo ou a esposa... se esquecem que também fazem parte do mesmo corpo,o corpo de Cristo.
Quando você sente uma dor de cabeça todo o corpo sofre,assim deveria ser no corpo de Cristo,afinal somos muitas partes em um só corpo.
Ter dinheiro só presta para quem tem caráter.
O real valor do ser humano estar em sua essência e não pode ser o que ele possui materialmente.
As melhores coisas da vida,são de graça,não custam nada;aprenda a valorizar o que faz bem a tua alma sem pagar nada por isso.
Ame as pessoas em sua volta com o amor ágape,principalmente os seus irmãos na fé;
Abrace,sorria,leia bons livros,cante,ore,durma,coma o que te dá água na boca... apenas viva!
A vida é feita de coisas simples,muitas vezes é você que complica tudo;existem simples momentos na vida que todo o dinheiro do mundo não paga,eternos momentos...

O pecado quer dominá-lo,mas você precisa vence-lo.
 
Quando alimentada a inveja leva ao desespero,depressão e pode levar até ao homicídio.
O maior exemplo de inveja da Bíblia é do próprio Satanás o anjo de luz que vivia na presença de Deus no seu trono,liderando a adoração à Deus até que um dia ele desejou ardentemente estar no lugar do próprio Deus e o seu resultado foi a queda;esse é o final de todo invejoso.

 
(Gênesis 4 ) Caim era agricultor e Abel pastor de ovelhas,um dia Caim pegou alguns produtos da terra e ofereceu a Deus.Abel,pegou o primeiro carneiro nascido no seu rebanho,matou e ofereceu as melhores partes ao Senhor.O Senhor ficou contente com Abel e com a sua oferta,mas rejeitou Caim e a sua oferta.Caim ficou furioso e fechou a cara.Então o Senhor disse: -Por que você está com raiva?Por que anda carrancudo?Se tivesse feito o que é certo,você estaria sorrindo,mas você agiu mal,e por isso o pecado está na porta,à sua espera.Ele quer dominá-lo,mas você precisa vence-lo.
Ai Caim disse a Abel,o seu irmão: - Vamos até o campo.Quando os dois estavam no campo,Caim atacou Abel,o seu irmão,e o matou.

Hoje essa mesma sena se repente entre muitos irmãos.Muitos não dão o seu melhor para Deus e ficam com raiva e inveja dos seus irmãos que oferecem o que tem de melhor para o Senhor.E dominado pelo pecado da inveja planeja o mal para matar os sonhos,a esperança,a alegria do irmão de alguma forma com palavras e atitudes.

 
(Gênesis 37 )Temos o exemplo de José do Egito,um menino que amava e temia à Deus,os seus irmãos por inveja o jogaram no poço no deserto e o venderam como escravo.Mas,Deus transformou o mal em bem e usou toda a circunstância contrária da vida de José como uma preparação para o colocar no trono.O final dos irmãos de José foi vê-lo como governador do Egito. 

Deus é especialista em promover pessoas vítimas da inveja.
O pior castigo para um invejoso é ver a vitória do seu inimigo.O invejoso é na verdade o seu fã,pois ele te observa cuidadosamente para ser igual a você.
Não queira ser igual a ninguém ou ser outra pessoa,seja você mesma,aceite-se do jeito que você é;afinal, em todo Universo não há ninguém igual a você,alegre-se por isso e valorize a sua própria vida.
Se você se deixou levar por esse sentimento da carne,da sua natureza humana,arrependa-se e peça perdão à Deus,liberte-se dele agora mesmo,rejeite esse sentimento em sua vida.O sentimento inveja pertence ao reino das trevas,e não faz mais parte da vida de quem pertence ao Reino da luz.


Se você não tem forças para isso, Deus te ajuda através do Espírito Santo.
Mude o seu conceito de valores em relação a vida e aqueles que estão em sua volta.
Use o que é para ser usado,o carro,roupas,objetos pessoais,etc.
Ame o que é para ser amado o Deus Todo-Poderoso e os seus irmãos, aqueles que estão em sua volta.
Aceite e valorize aquilo que você tem hoje e lute para adquirir o melhor para o seu bem estar,mas nunca por inveja porque esse sentimento é das trevas e você pertence ao Reino da luz em Cristo Jesus!


Juciara Oliveira.
Derramando o bálsamo da Palavra de Deus no teu coração.



Apelo