j

"VASO NAS MÃOS DO OLEIRO"

Posted by JUCIARA OLIVEIRA - -

( Jeremias 18:1-4) O Senhor Deus me disse: 
- Desça até a casa onde fazem potes de barro,e lá eu lhe darei a minha mensagem.
Então eu fui e encontrei o oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira.
Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro,conforme queria.



Você é feito do pó da terra,a mesma matéria prima que faz o vaso de barro.Deus é o oleiro,aquele que pode moldar e direcionar a tua vida,mas você precisa está pronto para ser moldado nas mãos do oleiro.
Existe uma terra  que não serve para ser moldada,essa terra podemos dizer é o homem afastado da presença de Deus.
Muitas vezes Deus no seu infinito amor e misericórdia quer trabalhar na tua vida,mas o pecado em você impede de Deus te tocar,as santas mãos de Deus não podem ter contato com o que é impuro,com o pecado.
Deus te ama tanto que te fez a sua própria imagem e semelhança,você na terra é uma cópia de Deus o teu Criador e Pai;o desejo de Deus é te ter como filho e de manter contato com você em todos os momentos da tua vida,Ele deseja ter participação nos teus planos.
A argila é a terra pronta já molhada para ser moldada nas mãos do oleiro,podemos dizer que é o homem que entregou a sua vida para Deus,passando de criatura de Deus para filho de Deus que tem as mesmas características do seu Pai celestial,filho que representa o Pai celestial aqui no mundo.
Não seja uma terra inútil para Deus,mas uma argila boa de ser trabalhada de acordo com a vontade de Deus para a tua vida;sabendo que a vontade de Deus para você,é boa,perfeita e agradável em todas as áreas da tua vida.


O vaso não escolhe como ser,mas o oleiro é quem decide a sua forma,tamanho e utilidade.
Deus tem o formato certo para você e o lugar onde te colocar para ser de grande utilidade.
Deus não faz vaso para ficar encostado no canto de parede sem utilidade alguma,mas para estar em algum lugar sendo útil de alguma forma. 
 
Na minha Cidade tem um local,um bairro onde existe o maior centro de artes figurativas da América Latina,o Alto do Moura,onde é feito artesanalmente peças de barro e enviada para todo lugar do Brasil e do mundo. Nós podemos ver os artesãos fazerem todo o tipo de peças de barro,de todas as formas e tamanhos,são peças belíssimas;porém muitas pessoas da própria região não valorizam tanto quanto os turistas que vem de todos os lugares do Brasil e do mundo.
Jesus não foi valorizado na sua própria região,no meio do seu povo. Pelo contrário,foi exatamente onde Ele foi crucificado.
A verdade é que ninguém é  valorizado dentro de sua própria terra. É justamente por isso que existem os missionários indo e vindo,para lá e para cá de toda parte do mundo.Quem é do sul,Deus manda para o norte,quem é do Norte Deus manda para o Sul,quem é do leste,Deus manda para o Oeste e quem é do Oeste Deus manda para o Leste. Justamente porque você dá mais crédito a quem é de outro lugar. Quem é do Brasil,Deus envia para o exterior. Quem é do exterior,Deus manda para o Brasil... Jesus é o grande exemplo dessa desvalorização na sua própria terra,Ele veio para os que era seu,mas eles não o receberam. O lugar que seria para acontecer mais milagres era exatamente na Cidade onde Jesus foi criado e cresceu,mas foi justamente onde aconteceu menos milagres por causa da incredulidade das pessoas daquele lugar,exatamente por usarem a mente humana,usarem a razão questionando o Filho de Deus. Como o filho de José o carpinteiro e Maria pode fazer milagres? Deus não usa a lógica,Deus na maioria das vezes confunde a mente humana. Ele é especialista em usar as coisas loucas desse mundo para confundir os sábios. 

(Marcos 6:4) Mas Jesus disse: - Um profeta é respeitado em toda parte,menos na sua terra,entre os seus parentes e na sua própria casa.


Muitas vezes quando você pensa que Deus está longe,é quando ele está mais perto de você,com o amor de Pai e habilidades de um Oleiro para fazer de você um vaso novo.Que o Espírito Santo abra os teus olhos espirituais para que você veja e valorize o Oleiro que está ao teu lado para mudar completamente a tua vida para sempre. 



(Gênesis 2:7) Então,do pó da terra,o Senhor formou o ser humano.O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida,e assim ele se tornou um ser vivo.
3:19 Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
É interessante observar o oleiro fazendo o vaso,cuidadosamente e muito atencioso,ele não tira os olhos do vaso enquanto o faz;
na medida que suas mãos modelam o vaso, até parece que ele está fazendo um carinho nas suas peças,em cada toque as suas digitais ficam no vaso para sempre.
As digitais do teu oleiro Deus deve está em você para sempre,na tua vida no teu dia a dia;para quando as pessoas olharem para você vê as marcas daquele que te formou,o Deus Todo Poderoso,Aquele que é,era e sempre será...
Deus o Criador é o Grande Oleiro,ele te fez perfeito;até o momento em que o pecado entrou em você através de Adão e Eva te deixando totalmente rachado.
Vaso quebrado e rachado não serve para nada,geralmente fica encostado no canto de parede ou vai para o lixo;da mesma forma é o homem destruído pelo pecado,ele não tem nenhuma utilidade para Deus.Deus não cola vaso rachado e não usa vaso quebrado.
O ser humano que vive na prática do pecado,é um vaso rachado e quebrado.
Deus o Grande Oleiro,tem uma solução para você,ele não vai te colar porque mesmo colado as marcas ficariam em você para sempre e você não ficaria tão resistente;
Aquilo que é errado e não presta deve ser destruído definitivamente.
Deus faz de você um vaso novo,com novos sonhos,nova esperança,novas forças,nova história,nova vida.


(Lucas 1:37) Porque para Deus nada é impossível.


Deus enviou o seu Filho Jesus para o mundo, justamente para fazer de você um vaso novo.



(Ezequiel 36:26) Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo.Tirarei de vocês o coração de pedra,desobediente e lhes darei um coração bondoso e obediente.


 
Mesmo que as circunstâncias da vida tenham te rachado,e você se sente no canto de parede desprezado e inútil;
Saiba que há uma esperança para você;não é algo que você espera tanto sem ter a certeza que vai chegar;
Há esperança que você precisa ter já chegou,já é real na tua vida,é uma esperança viva que já aconteceu a muito tempo,tornando real tudo aquilo que você precisa através da fé em Jesus.
Deus tem poder para te fazer um vaso novo,belíssimo  e útil em suas mãos.



( 2 Coríntios 5:17) Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa;acabou-se o que era velho,e já chegou o que é novo.


Existem momentos na vida que não sabemos mais o que fazer,que rumo tomar,para onde olhar,em quem confiar;quando você não souber o que fazer,faça uma coisa,renda-se a Deus,pare de fugir daquele que te criou exatamente porque tem um lindo projeto para a tua vida.
Entregue-se a Deus como um barro pronto para ser moldado por ele,confie,Ele sabe como te fazer,exatamente para ser usado como Ele precisa.


(Isaías 64:8) Mas,tu ó Senhor Deus,és o nosso Pai;nós somos o barro,tu és o oleiro,todos nós fomos feitos por ti. 


Após ser modelado pelo oleiro,todo vaso precisa passar pelo fogo para adquirir a sua resistência,de nada adianta um vaso bem modelado,sem ir para o fogo.
Todo aquele que é moldado por Deus precisa do fogo do Espírito Santo para o preparar,o deixando resistente quando estiver sendo usado.
Você precisa está preparado,passar pelo fogo e ser cheio do Espírito Santo de Deus.
Deixar a chama do amor de Deus queimar o teu coração,assim você estará pronto para ser usado por Deus em toda e qualquer situação da vida.



O vaso jamais pode achar que o seu oleiro é feito de barro.
O homem foi feito de terra o Oleiro não! 
Muitos fazem o seu próprio "deus" da terra e o adora.
O verdadeiro Deus não é feito por mãos de homens e muito menos da mesma matéria-prima do homem.




(Atos 17:29) E,já que somos filhos dele,não devemos pensar que Deus é parecido com um ídolo de ouro,de prata ou de pedra feito pela arte e habilidade das pessoas.
 
Muitos vasos se colocam na posição do Oleiro,simples criaturas desejando ser o próprio Criador.
Por mais que o ser humano queira ser maior do que Deus,ele jamais conseguirá;o vaso se quebra seja ele de barro ou de porcelana fina;o Oleiro não! Ele é imortal.




( 2 Coríntios 4:7) Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós.



Se necessário for permita que você seja quebrado nos seus maus costumes e velha natureza;
Deixa Deus o Grande Oleiro  fazer de você um vaso novo.
Finalmente quando você estiver pronto;
Deus te colocará exatamente no lugar que ele havia planejado enquanto te fazia.
Deus te encherá e você transbordará, derramará de suas águas para dar de beber aos sedentos.

Juciara Oliveira.
Derramando o bálsamo da Palavra de Deus no teu coração.




Apelo