j

"QUAL É O MEU LUGAR NO CORPO DE CRISTO?"

Posted by JUCIARA OLIVEIRA - -


(Efésios 1:19) E como é grande o seu poder que age em nós,os que cremos nele. Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa que ele usou quando ressuscitou Cristo e fez com que ele se sentasse ao seu lado direito no mundo celestial.
Cristo reina sobre todos os governos celestiais,autoridades,forças e poderes. Ele tem um título que está acima de todos os títulos das autoridades que é existem neste mundo e no mundo que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo a Igreja como o único Senhor de tudo. A Igreja é o corpo de Cristo;ela completa Cristo,o qual completa todas as coisas em todos os lugares." 

Qual é o lugar de Cristo hoje? Lugar de Rei é no trono,quem estar sentado no trono exerce poder e autoridade. Jesus está vivo no céu e vivo dentro de todo aquele que o reconhece como Senhor e Salvador. Se Cristo é a cabeça e nós a sua igreja somos o seu corpo aqui no mundo,ocupamos então o mesmo lugar na dimensão espiritual. Afinal,o corpo não pode viver separado da cabeça e nem a cabeça em um lugar e o corpo em outro.Onde estar a cabeça,é onde deve estar também o corpo. 
Já se passaram mais de dois mil anos e a imagem que muitos ainda tem de Cristo é o coitado morto,crucificado,pendurado numa cruz,aparentemente derrotado,quando na verdade ele já saiu de lá a mais de dois mil anos. Eu não sei porque muitos ainda insistem em vê-lo desta forma,sem vida e derrotado. Cristo passou pela cruz,mas ele não ficou lá,ele ressuscitou e vivo está ao lado direito do trono de Deus. Jesus Cristo reina no céu e reina na vida daqueles que creem nele.
Quando esteve no mundo,Jesus foi um grande exemplo de humildade e simplicidade,mesmo sendo o Filho de Deus,Ele viveu como um ser humano comum,exatamente para nos ensinar a ser como Ele.
Normalmente dizemos que aquela pessoa arrogante,metida,soberba tem um rei na barriga.
A verdade,é que lugar de rei não é na barriga, é no coração; Você que pensa que é alguma coisa no mundo,tira o rei da barriga e coloca Jesus,o Rei dos reis dentro do coração. É essa presença que nos faz preciosos e o que dá sentido a nossa vida.



(Filipenses 2:5) Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus,mas não tentou ficar igual a Deus.
Pelo contrário,ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo,tornando-se assim igual aos seres humanos,ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte e morte de cruz. 
Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes,para que, em homenagem ao nome de Jesus,todas as criaturas no céu,na terra e no mundo dos mortos,caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor,para a glória de Deus,o Pai.

(Hebreus 10:12) Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecado,uma oferta que vale para sempre,e depois sentou-se do lado direito de Deus.


Você que pensa que Jesus Cristo ainda está pendurado numa cruz,morto,aparentemente derrotado,eu quero te dizer que por trás daquela aparentemente derrota,está a nossa vitória;foi por causa do seu sangue que todos os nossos pecados foram perdoados. Jesus venceu na cruz e tomou de de Satanás o direito de matar,roubar e destruir os seres humanos. Satanás perdeu com o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.Ele morreu para nos dá vida no nosso corpo físico,na nossa alma (sentimentos) e no nosso espírito ( a vida de Deus). E nos resgatar do inferno,que é a segunda morte,acontece quando o espírito humano vai para a eternidade sem confessar Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

(Colossenses 1:13) Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o reino do seu filho amado. É ele quem nos liberta,e é por causa dele que os nossos pecados são perdoados.

Mas,alguém pode pensar assim... Se Cristo reina e destruiu Satanás e seus demônios,porque o mundo está esse caos? Guerra,fome,miséria,violência,prostituição...


A questão é que Cristo reina sobre todos os governos celestiais,autoridades,forças e poderes,no céu e na vida daqueles que o reconhece  como Senhor e Rei. O homem é livre,Deus deu livre arbítrio aos humanos para viverem da forma que querem viver,Deus respeita a decisão de todo ser humano. Porém Cristo só reina e governa a vida daqueles que o reconhecem como Salvador e Senhor de sua vida. Se alguém decide viver a vida inteira sem comunhão e compromisso com Cristo,Deus respeita essa escolha. Afinal,Ele não força a barra com ninguém. Porém tanto a nossa vida aqui no mundo,quanto na eternidade,depende das nossas decisões e escolhas durante a nossa vida e não de Deus. Porque Deus tem planos e propósitos de vida e bênçãos para todos,mas nem todos permitem que Deus cumpra os seus planos e propósitos em sua vida. Deus só age quando Ele tem acesso na vida da pessoa e não contra a vontade de alguém. Muitas coisas em nossa vida não é culpa de Deus e sim a nossa culpa por tomarmos decisões erradas. Muitas vezes culpamos à Deus quando chega as consequências das nossas escolhas,mas nos esquecemos que na hora de escolhermos,não deixamos Deus participar da nossa decisão.
Vamos supor que um pai prepara uma grande propriedade com animais,plantações,empregados e dá para o seu filho cuidar,assumir;daquele momento em diante quem manda em tudo ali é o seu filho,então o pai lhe faz uma única recomendação,para que o seu não deixe a porta da propriedade aberta apenas isso. Um dia,então o filho deixa a porta aberta e o ladrão entra rende a todos e assume o comando da propriedade. Eu te pergunto, de quem é a culpa? Do pai ou do filho?

A culpa é unicamente do filho que deixou a porta aberta,o seu pai não tem nada haver com o que aconteceu.

Da mesma forma é Deus.
Deus criou todas as coisas, deu a Adão e Eva no jardim do Édem,eles que representavam toda a humanidade ali naquele cenário. Deus então ordena que eles não comam do fruto da árvore da vida,é exatamente a árvore que eles comem do fruto,abrindo a porta para o diabo entrar,render e dominar a humanidade ali representada,o pecado é uma porta aberta para o diabo através da desobediência. Por causa do pecado,ele passa a ter o direito sobre os filhos de Adão que se encontram na posição de pecadores,afastados de Deus,por consequência do pecado. Tudo o que nós vemos na TV,nos jornais,todo o mal é provocado pelo diabo e seus demônios e não por Deus como muitos imaginam. 
Jesus Cristo veio ao mundo para destruir as obras do diabo e tomar de volta para si a humanidade,isso através do seu sangue de Jesus que seria o preço pago pelo resgate de toda humanidade. Jesus morreu,venceu,o seu sangue nos purifica dos pecados,nos perdoa e nos leva de volta a comunhão com o Pai. Um dia,Satanás será definitivamente retirado desse mundo e acorrentado com os seus demônios no inferno. Hoje ele ainda exerce domínio sobre aqueles que vivem longe da comunhão com Deus devido a vida na prática do pecado,pessoas guiadas pela carne e a sua natureza humana. Porém,Satanás não exerce domínio sobre os filhos de Deus,aqueles que nasceram de novo em Cristo e são guiados pelo Espírito Santo de Deus.

Posição hoje do corpo de Cristo aqui no mundo.


Hoje a posição do povo de Deus aqui no mundo é diferente das pessoas que não tem aliança e compromisso com Deus. Somos humanos,limitados,moramos no mundo misturados com todos que vivem no mundo,estamos aqui,porém,não somos daqui,pertencemos ao reino de Deus.Temos um reino de justiça,paz e amor. Estamos aqui com a missão de reconciliar o homem com Deus através de Cristo.



A nossa esperança está no nosso Rei Jesus que vem nos buscar para vivermos eternamente junto dele no céu.
Diante das circunstâncias da vida que nós também passamos,a nossa maneira de viver,pensar,falar e agir,deve ser baseado no que somos em Cristo e não o que somos como humanos.

(1 Pedro 2:9) Vós, porém,sois raça eleita,sacerdócio real,nação santa,povo de propriedade exclusiva de Deus,a fim de proclamardes as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.



Todo aquele que aceita à Jesus como Senhor e Salvador,torna-se igreja do Senhor aqui no mundo,somos templo do Espírito Santo de Deus que mora dentro de nós quando Jesus entra em nossa vida. Somos o corpo de Cristo aqui no mundo,Ele é a cabeça,é dele que recebemos o comando para nos mover aqui no mundo. Afinal,somos o seu corpo. A ordem vem de cima para baixo e nunca de baixo para cima. 

Muitas vezes diante das circunstâncias da vida,os problemas parecem serem maiores que tudo e todos e parece que nunca venceremos. O tamanho do problema depende do lugar onde estamos;se estivermos olhando para o problema na mesma dimensão,no mesmo nível,isso quer dizer que estamos no lugar errado. O lugar certo,é quando de onde estamos olhamos o problema de cima para baixo. E isso só é possível quando estamos em comunhão com Deus,junto,lado a lado com Cristo,nos lugares celestiais.

Conta uma história de um menino que pergunta ao seu pai,qual é o tamanho de Deus? E sabiamente o pai lhe responde que Deus é como se fosse um avião,se estivermos longe dele o veremos pequeno,mas se estivermos perto dele o veremos muito grande,maior do que nós.
A verdade,é que quanto mais nos aproximamos de Deus,mais o mundo e suas ilusões e prazeres se tornam insignificantes e pequenos.
Quanto mais alguém se aproxima do mundo e seu sistema,de sua influência,amizades que levam para a prostituição,vícios,drogas,marginalidade.
Enfim,a falsa liberdade que na verdade escraviza,mais essa pessoa se distancia de Deus.
É tempo de se aproximar daquilo que nos aproxima de Deus;é tempo de se separar de coisas e pessoas,enfim,de tudo aquilo que nos separa de Deus de alguma forma.
É tempo dos cristãos,aqueles que tem uma aliança com Deus,deixar de "brincar" de evangelho e levar Deus à sério,considerar o sacrifício de Jesus na cruz e viver a vida cristã nas atitudes do dia a dia,considerando a palavra de Deus. É tempo de termos consciência de quem somos em Cristo,no reino de Deus e assumirmos a postura de cristão comprometido com Cristo e viver uma vida seguindo os passos do Mestre Jesus quando esteve aqui no mundo. Sabendo que hoje Ele reina ao lado direito do trono de Deus.




Juciara Oliveira.
Derramando o bálsamo da Palavra de Deus no seu coração.








Apelo