j

"JULGUE-SE A SI MESMO PARA NÃO SER JULGADO POR DEUS"

Posted by JUCIARA OLIVEIRA - -

(1 Coríntios 11:31) Se examinássemos primeiro a nossa consciência nós não seríamos julgados pelo Senhor.Mas somos julgados e castigados pelo Senhor,para não sermos condenados junto com o mundo.

Em toda e qualquer circunstância da vida,nós devemos nos examinarmos para sabermos se as nossas palavras,atitudes,intenções e motivações estão corretas e são geradas por nossa carne ou o nosso espírito. 
Diz um ditado popular que: "A falta de um grito faz perder uma boiada"...isso quer dizer que,por falta de um reparo em nossa vida podemos perder muitas coisas,inclusive a própria vida.
Todos os dias temos que observarmos cuidadosamente  as nossas palavras,atitudes e sentimentos em relação aos acontecimentos em nossa volta;não é vigiar e julgar a vida do irmão,mas é a nossa vida.
Se nascemos de novo em Cristo,somos seres espirituais guiados pelo espírito e não pela   carne,por isso não podemos deixar que sentimentos da carne que pertencem ao reino das trevas se levante dentro de nós,como a inveja,a cobiça,o ódio e tantas coisas mais. Não são as grandes pedras que nos derrubam,mas,as pequenas pedras que nos fazem tropeçar e cair.
Precisamos abrir os nossos olhos para  nos vermos cuidadosamente e tomarmos atitudes e decisões de acordo com o que estamos vendo em nós.
Nossa reação diante das circunstancias da vida,descreve o nosso caráter,nosso nível espiritual e a nossa maturidade cristã. 
Assim como o ser humano nasce bebê e cresce dia a dia,no reino espiritual o processo é o mesmo,nascemos de novo em Cristo e crescemos a cada dia na medida que nos alimentamos da Palavra de Deus, ela é a fonte inesgotável de todas as vitaminas que necessitamos para crescermos saudáveis. A falta da meditação na Palavra de Deus diariamente faz o cristão estacionar,ficar "bebê espiritual" agindo como criança em determinadas áreas da vida. Existem muitos cristãos "retardados" no corpo de Cristo,são aqueles que não desenvolve a mente na leitura e principalmente na prática da Palavra de Deus,porque não adianta ler as Escrituras,mas,não praticar e não viver o que está escrito.

(1 coríntios 14:20) Irmãos,não sejais meninos no entendimento,mas sede meninos na malícia,e adultos no entendimento.


Quando compreendemos a nossa essência,facilitamos a nossa vida;a nossa visão aumenta e ver além do que os olhos naturais podem ver. Começamos a viver então,pela fé e não pelo que vemos no natural.
Liberar o perdão na vida de alguém que nos odeia sem motivos, talvez pelo sentimento de inveja,pode não ser fácil quando pensamos na mente humana,mas,quando pensamos com a mente de Cristo que nós temos,lembramos que temos o amor ágape derramado no nosso coração pelo Espírito Santo,decidimos então amar quem nos odeia,não pela nossa força,mas pela nossa decisão de usar o que Deus depositou dentro de nós através do seu caráter.


(Romanos 5:5) Essa esperança não nos deixa decepcionados,pois Deus derramou o seu amor no nosso coração,por meio do Espírito Santo,que ele nos deu.


Quando não amamos o nosso inimigo,estamos negligenciando,desconsiderando o amor ágape de Deus que foi derramado no nosso coração.Um dia prestaremos contas diante do trono de Deus por não termos usado o que Ele depositou em nós aqui no mundo.



(Lucas 19:11-27) Parábola das dez moedas/Fruto do Espírito/Amor ágape.

Haviam dez servos,cada servo recebe 1 moeda;
O primeiro servo multiplica dez vezes mais a sua moeda;
O segundo servo multiplica cinco vezes mais a sua moeda;
O terceiro servo enterra a moeda recebida;
O senhor quando chega para o acerto de contas,recompensa os dois primeiros servos e reprova o último servo.

Todo cristão recebe dentro de si o fruto do Espírito,o caráter de Deus,o amor ágape,é distribuído a mesma medida para todos. Temos por dever multiplicar o fruto do Espírito que estar dentro de nós em outras vidas.Porque prestaremos contas ao nosso Senhor do que recebemos do Espírito Santo.
Somos seres espirituais habitando no corpo humano,não somos humanos como costumamos dizer,somos um espírito,possuímos uma alma e moramos dentro de um corpo humano de carne que nos protege. A questão é que sem Deus em nossa vida,somos apenas um ser humano agindo na nossa limitação humana;mas,com a força do Espírito Santo dentro de nós,somos seres espirituais imbatíveis em toda e qualquer circunstância da vida.
Ter o Espírito Santo dentro de nós,é ter a mesma força poderosa que ressuscitou Jesus dos mortos.
É ter o poder que abriu o mar vermelho para Moisés atravessar com o seu povo.
Ele é o poder sobrenatural que faz o milagre acontecer.
Recebemos o Espírito Santo quando nascemos de novo em Cristo,o caráter de Deus está disponível dentro de nós,temos o fruto do Espírito o amor ágape,o mais puro e perfeito amor,juntamente com paz,alegria,paciência,delicadeza,bondade,mansidão,
fidelidade e domínio próprio;temos realmente TUDO que realmente precisamos para vivermos uma vida cristã de sucesso.
Não podemos agirmos de forma errada diante das circunstâncias da vida.Vivendo como se tudo estivesse bem,mesmo sabendo que não está;nós sabemos onde e quando as coisas não estão bem em nossa vida e fazemos de conta de tudo vai bem muitas vezes.Não adianta "maquiarmos" uma situação para que ela fique com uma "boa aparência"quando sabemos que nela há defeitos que precisam de concertos.

(Apocalipse 3:19) - Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.


Na verdade,o que acontece é que estamos atentos aos acontecimentos da vida do nosso irmão e também estamos prontos para julgarmos de acordo com o que achamos,mas fechamos os olhos diante do espelho para não vermos a nossa realidade,as nossas fraquezas e fingimos que ela não estar lá,quando na verdade essa fraqueza é tão real quanto nós somos reais.


(Mateus 7:1-5) - Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus.Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros. Porque é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho?Como é que você pode dizer ao seu irmão:" Me deixe tirar esse cisco do seu olho",quando você está com uma trave no seu próprio olho?
Hipócrita! tire primeiro a trave no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.


Quantas vezes somos prejudicados em áreas de nossa vida,por  não examinarmos os nossos erros,não nos arrependermos e não mudarmos de atitudes.Sofremos circunstâncias que poderiam serem evitadas.
Todos os dias diante das nossas fraquezas,Deus nos dá oportunidade de nos julgarmos a nós mesmos e nos consertarmos ou mudarmos completamente onde há uma necessidade de concerto ou de mudança.
Quando negligenciamos a nossa real situação,Deus então entra para nos julgarmos e quando isso acontece podemos pagar com a própria vida para termos o espírito salvo.
Deus é Amor,Deus é Bom,de Deus só pode vir o que é bom. 
Nós é quem somos responsáveis e culpados pelos acontecimentos em nossa vida;sofremos as consequências daquilo que plantamos.
É importante julgarmos a nós mesmos em nossas palavras e atitudes do dia a dia para não sermos julgados por Deus.




Juciara Oliveira.
Derramando o bálsamo da Palavra de Deus no seu coração.





Apelo