j

"NOIVA DE CRISTO,DE CASO COM O DIABO"

Posted by JUCIARA OLIVEIRA - -


Todo relacionamento com alguém é algo que deve ser levado à sério. Seja um simples relacionamento entre amigos ou um relacionamento entre um casal,homem e mulher. Nunca perca o seu precioso tempo com algo ou alguém que não vale a pena. Dependendo da pessoa que você decidiu ter junto de você,os seus próximos dias poderão ser os melhores da tua vida ou os piores momentos que você já viveu. Isso vai depender unicamente da pessoa que você decidiu ter ao teu lado. É de extrema importância conhecer bem a pessoa que está ao teu lado hoje,no teu presente e provavelmente no teu futuro. É justamente para isso que existe o namoro,para conhecer a pessoa que te atrai de alguma forma. 
Algumas pessoas tentam passar no período do namoro uma imagem falsa do que não são na realidade,demonstram em público atitudes e palavras que não são o que vivem na realidade quando estão em oculto,longe dos olhos das pessoas. Esse tipo de pessoa muitas vezes mesmo sem querer,deixa vazar o seu verdadeiro caráter através de um vacilo dado;se você for esperto e estiver ligado,pegará no fraga e nas coisas mais simples esse tipo de pessoa.  Muitas vezes você está tão apaixonado por alguém,que não ver os defeitos e fraquezas da pessoa que está ao teu lado. Por isso que a paixão é diabólica,porque rouba a tua lucidez te deixando embriagado pela pessoa que você pensa que ama. Cuidado para não misturar paixão com amor. A paixão é vulgar. O amor é um sentimento nobre.
Umas das coisas mais importante em todo e qualquer relacionamento é a confiança e a fidelidade,seja no relacionamento entre amigos ou entre casal. 
A integridade é um tesouro precioso que poucos possui. Mas,que está disponível para qualquer pessoa que decide andar em obediência a Palavra de Deus. Ser íntegro,ser fiel é uma questão de caráter,é uma virtude que já nasce com você,mas se você não nasceu com essa virtude,ainda há uma esperança para você.
Deus,através de sua preciosa Palavra trás a existência o que não existe. 
Não basta ser convertido,mas ser nascido de novo em Cristo. Quando você nasce em Cristo no Reino espiritual,você adquire uma nova natureza,a natureza de Deus na tua vida.Você ganha um novo coração com o amor de Deus já derramado em você,dentro do teu novo coração. Isso é bom demais porque se antes de nascer de novo o teu problema era falta de caráter,agora uma nova criatura em Cristo com a mesma natureza de Deus,o caráter de Cristo está em você. 
Não apenas o caráter de Cristo,mas tudo aquilo que Deus é  em Si. Santo,Poderoso,Justo,Fiel,Verdadeiro,Íntegro...tudo o que Deus é você pode ser em Deus com a tua nova vida. Você pode ser santo no falar e no agir; ser poderoso com a força do Espírito Santo na tua vida; ser justo,verdadeiro e íntegro na tuas atitudes do dia a dia e ser fiel nos teus relacionamentos. 
Afinal, você é um filho de Deus que tem em si os traços do seu Pai celestial,porque em Cristo você puxou a Ele.
Se no relacionamento natural entre amigos ou entre um casal você precisa ser fiel,mais fiel ainda você precisa ser no seu relacionamento espiritual com Deus.

figura do casamento é usada nas Escrituras para representar a relação entre Deus e seu povo. No Velho Testamento, Deus é o marido e o povo de Israel, a mulher. No Novo Testamento, Cristo é o noivo e a igreja, a noiva. 
A linguagem figurada de Ezequiel descreve o casamento de Israel com Deus: 

(Ezequiel 16:8-14) Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus; e passaste a ser minha. Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda. Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça. Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha. Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus.

O mesmo simbolismo aparece em várias passagens no Novo Testamento, incluindo na carta de Paulo aos efésios: 

(Efésios 5:25-27,32) Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito....Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 


Costumes de Casamento na Época da Bíblia


Compromisso ou Desposório. 

O primeiro passo oficial no casamento era o compromisso assumido pelo casal (muitas vezes arranjado pelos pais) em que se prometeram um ao outro. Assim Maria foi desposada com José (Mateus 1:18).


Presentes eram dados à noiva e à sua família pelo noivo ou sua família (Gênesis 24:52-53). Esta prática é semelhante ao pagamento do dote em alguns países até os dias de hoje. Jacó serviu seu sogro durante sete anos para poder casar-se com Raquel (Gênesis 29:18-20).


A Espera em santidade

Um intervalo de espera antes do casamento. Durante este tempo era importantíssimo manter a pureza,enquanto a noiva se preparava para o seu noivo. Caso contrário, poderiam romper o relacionamento sem completar o processo do casamento (Mateus 1:18-19).


A Festa de Casamento

As Bodas ou Banquete Nupcial começava quando o noivo chegava à casa da noiva para levá-la para sua casa. A noiva esperava a chegada dele, usando roupas e jóias especiais, e era acompanhada pelas donzelas e por outros convidados. A festa das bodas tipicamente durava uma semana (Gênesis 29:27). 


Consideremos essas etapas em relação ao simbolismo bíblico.

O Casamento de Cristo e a Igreja

Podemos relacionar a linguagem bíblica com as fases do casamento citadas acima. 

O Compromisso ou Desposório. 

Jesus veio ao mundo e fez grandes promessas ao povo. Nós, também, prometemos ser fiéis a ele quando nos convertemos ao Senhor. Dessa forma, tanto Cristo quanto o seu povo assumem o compromisso do desposório.



Presentes ou pagamento do dote. 

Da mesma forma que o noivo dava coisas de valor à noiva e à família dela, Jesus pagou um valor altíssimo para casar-se com a igreja. Ele comprou a igreja com o seu próprio sangue. (Atos 20:28). “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25).



A Espera em santidade.

Estamos esperando o Noivo Jesus. Mesmo vivendo hoje em comunhão com o Senhor, ainda não fomos levados à habitação eterna na sua presença. Por esse motivo, é necessário nos preparar para a vinda do noivo. Jesus quer voltar e encontrar a sua noiva gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 
Ele se sacrificou para santificar e purificar a igreja e quer que os seu povo se mantenham santificados.
Jesus ainda não voltou por causa da igreja,a sua noiva que não está pronta,está suja e precisa de lavar,se purificar e se vestir adequadamente com vestes de santidade para o grande evento da história,o arrebatamento da igreja do Senhor Jesus.
Se ele nos achar infiéis, não nos levará às bodas, nem ao nosso futuro lar eterno com ele no arrebatamento.
Ainda esperamos a chegada do noivo para nos levar ao banquete nupcial. 




Igual a noiva esperando a chegada do noivo, a igreja hoje aguarda a vinda de Jesus. Ele levará os fiéis às bodas, e depois habitará com sua esposa para sempre.
A verdadeira beleza da noiva vem do noivo! Não é assim nos casamentos humanos que nós conhecemos. A noiva escolhe o vestido, arruma os cabelos e faz tudo para chegar à cerimonia enfeitada para agradar o noivo. Mas toda a beleza da noiva de Ezequiel 16:1-14 veio do marido. Deus encontrou Israel como uma menina recém-nascida abandonada pelos próprios pais. Ele cuidou dessa menina durante anos e, quando ela cresceu, casou-se com ela. Ele a lavou, e a vestiu com as melhores roupas. Colocou nela enfeites e jóias finas. Deu-lhe os melhores alimentos, e ela se tornou absolutamente linda. Deus disse “...pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti”
Esse fato é fundamental na doutrina bíblica da salvação pela graça. 
A beleza da noiva depende do noivo.  A beleza da igreja vem de Cristo. Ele se entregou para santificar e lavar a igreja, “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”.
Jesus quer uma igreja composta de pessoas santas. Numa cerimonia de casamento, o momento mais especial é a entrada da noiva. O noivo espera ver a sua noiva resplandecente entrar para fazer um pacto solene com ele. Imagine a noiva entrando usando um vestido sujo e rasgado, com seus cabelos totalmente desarrumados, e com lama no rosto. O noivo, provavelmente, sairia correndo! E se Jesus voltar e encontrar a sua noiva suja e usando roupas rasgadas e manchadas? 

O que suja a noiva de Cristo hoje é o pecado. Você igreja do senhor,noiva de Cristo não pode ter um caso com o diabo. Crente que vive na prática do pecado,vive um caso com o diabo. Muitas vezes você pensa que pecado é apenas matar,roubar ou adulterar. Se esquece que para Deus não existe pecadinho ou pecadão. Tudo o que praticado ou falado que não está em linha com a Palavra de Deus é um pecado. Tudo o que Deus abomina na sua Palavra e você pratica é pecado. Deus odeia a soberba,se você é uma pessoa soberba,você já está vivendo na prática do pecado,mesmo sem matar,roubar ou adulterar. Quando você peca você inicia um relacionamento com o diabo,tornando-se uma prostituta,porque você é a igreja do Senhor aqui no mundo,é a noiva de Cristo. Você assumiu um compromisso com Cristo o seu Noivo e não pode ter nenhum tipo de relação com o diabo.
A igreja do Senhor não pode esperar o Noivo Cristo vivendo na prática do pecado. Ser tentado todo mundo é e isso não é pecado,pecado é quando você cai na tentação e cria o hábito de pecar constantemente e acha normal. Se pega na "Graça" porque tem Jesus à direita do Pai para interceder por você,então aproveita isso para pecar e pedir perdão...pecar e pedir perdão...pecar e pedir perdão...

(1 Pedro 1:16) Porque as Escrituras Sagradas dizem: "Sejam santos porque eu sou santo."

Deus quer um povo santo  que demonstra a sua santidade na suas atitudes e palavras do dia a dia.

Nem todas as igrejas agem como uma noiva pura. Considere as igrejas da Ásia. 
A congregação em Éfeso não aceitava homens maus e mentirosos, mas abandonou o seu primeiro amor e caiu (Apocalipse 2:2-5)


Em Pérgamo, a igreja conservava o nome do Senhor e não negou a fé, mas tolerava os que ensinavam falsas doutrinas (Apocalipse 2:13-15)


A igreja de Tiatira era dedicada e ativa em obras, mas tolerava a falsa profetisa, Jezabel 
(Apocalipse 2:19-20)


Em Sardes, a igreja tinha uma reputação de ser viva, mas estava morta (Apocalipse 3:1-4)


A congregação de Laodicéia tornou-se morna (Apocalipse 3:15-19)


O livro de Apocalipse contém cartas aos anjos de sete igrejas. 
E se tivesse mais uma: “Ao anjo da igreja em _______” [coloque aqui o lugar onde você congrega], o que diria esta carta? 


(Apocalipse 19:9) Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro...


Igreja do Senhor,noiva de Cristo,não aceite nenhum outro relacionamento que não seja com Jesus. Ele o seu lindo Noivo já está pronto para vir te buscar...



(Apocalipse 19:7-8) Fiquemos alegres e felizes! Louvemos a sua glória! Porque chegou a hora da festa de casamento do Cordeiro,e a noiva já se preparou para recebê-lo. A ela foi dado linho finíssimo,linho brilhante e puro para se vestir. O linho são as boas ações do povo de Deus.


(Apocalipse 21:2-3) E vi a Cidade Santa,a nova Jerusalém,que descia do céu. Ela vinha de Deus,enfeitada e preparada,vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. Ouvi uma voz forte que vinha do trono,a qual disse: 
- Agora a morada de Deus está entre os seres humanos!Deus vai morar com eles,e eles serão os povos dele.O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles.



Juciara Oliveira.
Derramando o bálsamo da Palavra de Deus no seu coração.




Apelo