• Excelência é fazer o melhor possível

    Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos... (João 12:3)

  • Assim diz O SENHOR;

    "Eu farei com que as suas terras secas virem um jardim, como o jardim que plantei na região do Éden. Alí haverá alegria e felicidade, haverá música e canticos de louvor a Mim." (Is. 51:3)

  • Fé em ação!

    "Mas os que confiam no Senhor recebem novas forças. Voam nas alturas como águia, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam." (IS. 40:31)

j

Archive for 01/05/2013 - 01/06/2013






(Lucas 15:11-32) Ler a Parábola do filho perdido.

25 – Enquanto isso,o filho mais velho estava no campo.Quando ele voltou e chegou perto da casa,ouviu a música e o barulho da dança.Então chamou um empregado e perguntou: “ O que é que está acontecendo?”
- O empregado respondeu:” O seu irmão voltou para casa vivo e com saúde.Por isso o seu pai mandou matar o bezerro gordo.”
- O filho mais velho ficou zangado e não quis entrar.Então o pai veio para fora e insistiu com ele para que entrasse. Mas ele respondeu: “Faz tantos anos que trabalho como um escravo para o senhor e nunca desobedeci a uma ordem sua. Mesmo assim o senhor nunca me deu nem ao menos um cabrito para eu fazer uma festa com os meus amigos. Porém esse seu filho desperdiçou tudo o que era do senhor,gastando dinheiro com prostitutas. E agora ele volta,e o senhor manda matar o bezerro gordo!”
- Então o pai respondeu: “ Meu filho,você está sempre comigo,e tudo o que é meu é seu.Mas era preciso fazer esta festa para mostrar a nossa alegria. Pois este seu irmão estava morto e viveu de novo;estava perdido e foi achado.”

Vamos destacar aqui o filho mais velho,que ficou em casa com o seu pai. 
Esse filho mais velho se via como escravo e vivia como tal.
Você se torna exatamente como você se ver.
Esse filho trabalhava para o pai como um escravo,o seu serviço era pesado aos seus olhos,porque era por obrigação e não por gratidão de filho em ajudar o pai,sabendo que todo o seu trabalho seria na verdade para si mesmo,afinal,o que era do pai era seu. Por se ver e se comportar como escravo, esse filho nunca usufruiu ou desfrutou das riquezas do seu pai, mesmo morando no conforto de sua casa,na proteção do seu pai,tendo por direito de filho tudo o que era do pai.
Muitas vezes o problema está nos olhos de quem ver,na forma de se ver,de ver a própria circunstância  e ver as promessas de Deus.
Isso lembra o povo de Deus quando saíram do Egito rumo a Terra prometida.


(Êxodo 3:7) Então o Senhor disse:
- Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo.
Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica...

José,seu pai Jacó e seus irmãos vão para o Egito e lá aumentam a sua descendência,Jacó morre,José e seus irmãos morrem,mas a descendência de Jacó é muito numerosa e os israelenses invadem o Egito. Com medo dos judeus,o rei do Egito manda matar todos os meninos israelenses que nasce no Egito. 

Moisés nasce nesse período e Deus guarda a sua vida. Moisés cresce, e um dia está no deserto, quando Deus fala com ele para tirar os israelitas do Egito para a Terra prometida. Moisés faz uma parceria com Arão e juntos vão para a missão começando pela "peleja" das dez pragas do Egito; até que finalmente, o povo sair do Egito. Durante toda a tragetória do Egito para a Terra prometida, podemos ver o “EU SOU” guiando o seu povo a cada passo no deserto com zelo e cuidado.


(Salmos 105:39-43) Deus pôs uma nuvem por cima do seu povo e fogo para guiá-los durante a noite.
Eles pediram, e Deus mandou codornas e do céu deu a eles pão bastante para matar a fome.
Ele partiu uma rocha, e jorrou água que correu pelo deserto como um rio. Pois ele lembrou da sua santa promessa feita a Abraão,seu servo.
Assim Deus tirou do Egito o seu povo escolhido, e eles saíram de lá cantando e gritando de alegria.

O povo de Deus sai do Egito de posse de vitória, rumo a Terra prometida; eles não eram mais escravos, estavam completamente livres. Mas eles tiraram os olhos do alvo, do foco,da promessa e colocaram nas circunstâncias. Embora livres, eles ainda tinham a mente de escravos e mesmo provando da providência de Deus,a cada dia, na presença do “EU SOU”,eles murmuravam diante das circunstâncias desconsiderando a presença de Deus,os milagres,a provisão,a promessa da Terra prometida. E com o coração cheio de ingratidão,murmuravam contra Deus e contra Moisés.

(Êxodo 17:3) – Porque você nos tirou do Egito? Será que foi para nos matar de sede, a nós, aos nossos filhos e as nossas ovelhas e cabras?

Podemos ver aqui que a visão dos israelenses era a mesma visão do irmão do filho perdido.
Não é o local geográfico, não importa o lugar,mas a visão que você tem de si mesmo,diante de Deus e das circunstâncias da vida.
O seu comportamento,suas atitudes e palavras revelam exatamente a forma como você se ver.
Por mais que esse filho trabalhasse para o seu pai, ele era livre,era filho e tudo o que era do pai,era seu por direito. Ele estava na casa do seu pai, na sua própria casa,na sua zona de conforto,mas ele vivia desconfortável  como um escravo,ele não se via como livre,não pensava como livre e não agia como livre,enfim,ele não vivia como livre,não sabia desfrutar,usufruir da presença do pai e de tudo o que ele possuía. Ele tinha todo o direito de  mandar os seus empregados matar um bezerro ou um cabrito quando quisesse,afinal,o que era do pai era seu. 



É como um peixe que vive no aquário, tendo um oceano disponível para viver.



“ Conta a história de uma mulher que foi fazer uma viagem de cruzeiro pelo mar,ela reservou todo o dinheiro para pagar a sua viagem e não sobrou mais nada,então ela preparou vários lanches para levar durante toda a viagem,e todas as noites ela lanchava e não comparecia aos jantares de gala do navio;e observando aquela mulher,um dos funcionários lhe perguntou no último dia porque durante toda a viagem ela não participou de nenhum dos jantares de gala? Se ela não havia gostado da comida,ou coisa assim? - Ela responde que não participou porque ela não tinha dinheiro para pagar os jantares.Ele então lhe responde: - Mas todos os jantares já estavam   pagos.”

É assim que muitos filhos de Deus se encontram hoje;são filhos agindo com atitudes de escravos,sem desfrutar da presença do Pai e das bênçãos que eles possuem por herança. Muitos são escravos da religiosidade.
Muitos filhos de Deus perderam a sua  identidade,não sabem quem são e o que tem em Cristo e vivem uma vida pesada de escravos,andam livres pelas ruas,mas a alma está escravizada de alguma forma e por causa da sua visão de escravo,não desfrutam das bênçãos que tem por direito em Cristo Jesus. Assim como o irmão do filho perdido,fazem questão apenas por um "cabrito" ou "bezerro",quando tem toda a riqueza disponível. Visão de escravo,faz pensar e agir como escravo.


(Gálatas 4:1-6) Digo mais isto: enquanto é menor de idade, o filho que vai herdar a propriedade do pai é tratado como escravo, mesmo sendo, de fato, o dono de tudo.
Enquanto é menor, há pessoas que tomam conta dele e cuidam dos seus negócios até o tempo marcado pelo pai. Assim também nós, antes de ficarmos adultos espiritualmente, fomos escravos dos poderes espirituais que dominam o mundo. Mas, quando chegou o tempo certo,Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus. E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai.” Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que tem para dar aos seus filhos.

Assim como o pai natural deixa de comprar para si, muitas vezes,para comprar para o filho o que ele precisa. 
Assim é Deus, Ele não mediu esforços para nos dá o que nós realmente precisávamos; a nossa salvação por meio do seu Filho Jesus.

(Romanos 8:32) Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho,mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?

Deus como Pai, conhece todas as nossas necessidades e tem todo o suprimento que precisamos para todas as áreas da nossa vida.
De todas as nossas necessidades de filho, a maior é a necessidade da presença do Pai. 

Diante da sua gloriosa presença o servir não é mais por obrigação,mas por gratidão e amor .Nos aproximamos do Pai para buscar a sua face e não as suas mãos,certos de  que, na sua presença há suprimento para o nosso corpo,alma e espírito. 
Além de Pai, ele é o nosso Deus, galardoador daqueles que o buscam. Ninguém que vai a sua presença sai de mãos vazias. Não precisamos nos aproximar de Deus baseados nas nossas necessidades, naquilo que não temos, mas na sua Soberania, naquilo que ele é...Ele é o Senhor dos senhores e nós somos os seus servos por decisão,estamos para lhe servir com a nossa vida até o fim da vida.

(1 Coríntios 7:22) Pois o escravo que foi chamado pelo Senhor é agora um homem livre que pertence ao Senhor. Assim também o homem livre que foi chamado por Cristo é escravo de Cristo. Deus comprou vocês por um preço; portanto, não se tornem escravos de seres humanos. Irmãos, cada um devem continuar na presença de Deus assim como era quando Deus o chamou.

Aqueles que nasceram de novo em Cristo,tornam-se escravo da urelha furada,servindo ao Senhor por decisão,liberdade e amor,pelo prazer de estar junto do seu Senhor.


(Deuteronômio 15: 12/16) - Se um israelita,seja homem ou mulher,for vendido a você como escravo,ele será o seu escravo seis anos;no sétimo ano você lhe dará a liberdade.
16 - Mas talves o escravo goste tanto de você e da sua família e se sinta tão bem na sua casa,que não queira ir embora. Nesse caso você deve levá-lo para a porta da casa e furar a orelha dele com um furador. então ele será seu escravo por toda a vida.

Após seis anos de trabalho, o dono deveria libertar o seu escravo lhe dando ovelhas e alguns bens para ele levar embora e viver a sua vida livre. 



Mas alguns escravos após seis anos não queriam ir embora, decidiam ficar com o dono até o fim da vida,quando isso acontecia o dono deveria furar a orelha do seu escravo,fazendo um pacto com ele que dizia que o escravo estava livre, mas por decisão própria trabalhava para o seu senhor de livre e espontânea vontade até o fim de sua vida.

Não sejamos portanto escravos do sistema mudano, da religiosidade;mas escravos de Cristo por Decisão,escravo da orelha furada até o fim da vida. Servindo ao Senhor por decisão e não obrigação. Indo à casa do Pai, não para buscar as suas mãos, mas a sua face, contemplar a sua glória e desfrutar da  sua presença.


Juciara Oliveira.
Derramando o bálsamo da Palavra de Deus no seu coração.










( 2 Reis 5:14) Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes,como Eliseu tinha dito.E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança. Depois ele voltou com todos os seus homens até o lugar onde Eliseu estava e disse:
- Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a a não ser o Deus de Israel.

Podemos ver aqui na história de Naamã um caso impossível aos olhos humano, afinal, a lepra era uma doença que não havia cura. Apenas um milagre de Deus curava o leproso. A pessoa doente de lepra deveria viver afastado, isolado das outras pessoas porque a lepra era uma doença contagiosa. O leproso além de sofrer os sintomas da lepra, ainda sofria o isolamento, o desprezo, a solidão, humilhação, a vergonha diante das pessoas.
A pedido de sua empregada, Naamã vai em busca da sua cura através de um homem de Deus chamado Eliseu. Naamã pessava que chegando na casa de Eliseu,ele invocaria o seu Deus,faria uma oração e curaria aquela doença;mas Eliseu nem se quer atendeu Naamã,mandou o seu empregado dizer a Naamã que ele fosse no rio Jordão e mergulhasse sete vezes. Naamã ficou idguinado,decepcionado com  Eliseu, mas mesmo assim ele foi até o rio, junto com os seus soldados, afinal,ele não perderia nada por obedecer o comando de Eliseu. Naamã um homem rico de posição social, diante dos seus soldados, entra no rio sujo e dá o primeiro mergulho, olha para a sua pele e nada acontece; ele desce as águas e dá o segundo mergulho, nada acontece, o terceiro mergulho,o quarto,o quinto,sexto,a cada mergulho a sua cura parece está mais distante e impossível aos seus olhos e aos olhos dos seus soldados que acompanham a cada mergulho com expectativa. Mas aos olhos de Deus a cada mergulho, Naamã se aproxima mais e mais do seu grande milagre, e no sétimo e último mergulho, Naamã sai das águas completamente curado.

A perseverança leva a vitória, quem desiste e para no meio do caminho não chega a lugar algum. Se Naamã estivesse desistido nos primeiros mergulhos, ele não teria recebido a sua cura. Naamã foi em busca da cura para o seu corpo físico,onde estava a doença,mas ele foi curado no corpo,alma e espírito. O último mergulho trás em si o milagre tão esperado e desejado.
A perseverança faz o milagre acontecer...

(Lucas 5:4) Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. Simão respondeu:
- Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o Senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer. Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram.

Aqui nós podemos ver um caso cansativo, stressante e revoltante. Eles passaram a noite toda trabalhando, jogando as redes, sem pegar nada. Podemos imaginar eles a noite toda jogando as redes em alto mar, com frio, fome, cansados, várias tentativas, por todos os lados e sem nenhum resultado.
Eles estavam agindo por conta própria por isso não tiveram o resultado desejado. Mas,quando agiram sobre a Palavra de Jesus,o milagre aconteceu, porque a unção que faz o milagre é atraída pela Palavra de Deus. A obediência de Simão em tentar mais uma vez em obediência a ordem de Jesus fez o milagre acontecer. Mesmo cansado, stressado, ele não desistiu, mas decidiu tentar mais uma vez, a última vez em obediência a Palavra de Jesus e o milagre aconteceu. A perseverança faz o milagre acontecer...

(1 Reis 17:17-21) Aí Elias se deitou em cima da criança três vezes e orou deste modo:
- Ó Senhor, meu Deus, faze com que esta criança viva de novo! E o Senhor Deus respondeu a oração de Elias. O menino começou a respirar outra vez e tornou a viver. Elias pegou o menino, e o levou para baixo, para a sua mãe, e disse:
- Veja! O seu filho está vivo!

Aqui nós temos o exemplo de um caso perdido, afinal o menino já estava morto. Mas, para Deus não existe caso perdido, impossível, difícil, cansativo, porque Ele é o Deus que tem a solução para toda e qualquer circunstância da vida.
Aquela criança, aquele menino era tudo que aquela mãe viúva tinha na vida, desesperada ela esperava por um milagre no caso do seu filho morto.
Elias recebe a direção de orar em cima do corpo da criança, a primeira vez, nada aconteceu, a segunda vez nada aconteceu, mas na terceira vez, o menino voltou a respirar e o milagre aconteceu. Elias pega o menino vivo e entrega para a sua mãe.
Para o milagre acontecer, Elias persistiu; se ele estivesse desistido, o milagre não teria acontecido. A perseverança faz o milagre acontecer...

( Josué 6:1/16/20) Os portões da cidade de Jericó estavam muito bem fechados para os israelitas.O Senhor Deus disse a Josué:
- Olhe! Eu estou entregando a vocês a cidade de Jericó... Na sétima volta, Josué disse ao povo:
- Gritem agora! O Senhor Deus está entregando Jericó a vocês!
Então os sacerdotes tocaram as cornetas, logo que o povo ouviu este som, gritou com toda a força, e a muralha caiu...

Aqui nós podemos ver um caso totalmente absurdo, sem lógica alguma, coisa de louco. Onde já se viu algo tão absurdo desse tipo, toda a muralha de uma cidade cair após sete voltas ao som de músicas e gritos, isso não tem lógica humana. Mas, foi exatamente o que aconteceu.
Muitas vezes queremos entender as coisas espirituais com a nossa mente humana, isso é completamente impossível. O que é espiritual não é para se entender e sim para crer. Deus não é um ser humano, Ele é um ser espiritual e no seu nível espiritual todas as coisas são possíveis, Ele na sua soberania e grandeza pode fazer o que quiser, como quiser, do jeito que Ele quiser, afinal Ele é Deus.
Josué e o seu povo deram a primeira volta e nada aconteceu, a segunda, a terceira, a quarta, a quinta,a sexta e nada aconteceu,eles poderiam ter desistido,mas perseveraram até completarem a sétima e última volta,e na última volta na cidade as muralhas caíram,o sobrenatural aconteceu e eles conquistaram a cidade de Jericó.
A perseverança faz o milagre acontecer...
A fé tem uma ação, não basta ter fé e ficar de braços cruzados esperando Deus fazer tudo acontecer. Deus mesmo sendo Deus, não faz todas as coisas acontecerem, tem coisas que é para nós fazermos e não Deus fazer;nós devemos fazer a nossa parte e Deus faz a parte dele.

A Palavra de Deus para você hoje é tente mais uma vez...mesmo que você tenha tentado várias vezes ou até mesmo a vida toda e não tenha vencido,tente mais uma vez,dessa vez você vai conseguir,porque você vai agir em obediência a Palavra de Deus.
Geralmente o milagre estar no último mergulho, na última tentativa,última oração,última volta...muitas vezes aquilo que parece ser o último,o fim,é na verdade o início do milagre esperado.
A perseverança faz o milagre acontecer...


Juciara Oliveira.
Derramando o bálsamo da Palavra de Deus no seu coração.







Lucas 10:38- 41) Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria,a sua irmã,sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa.Então chegou perto de Jesus e perguntou: 
- O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.
Ai o Senhor respondeu: 
- Marta,Marta,você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.


A vida,o dia a dia rouba o nosso tempo,precisamos correr para sobrevivermos,nada cai do céu,para adquirimos algo precisamos trabalhar,fazer a nossa parte. Somos um espírito,temos uma alma,mas habitamos em um corpo de carne que precisa se alimentar,precisa se vestir,um corpo que custa caro para manter. Porém,tudo na vida deve ter equilíbrio,precisamos dividir o nosso precioso tempo investindo no nosso espírito,também na nossa alma e intelecto,nos nossos sentimentos e relacionamentos;e no nosso corpo.
A verdade é que de tudo o que fazemos,o que realmente vale a pena são os momentos que investimos em Deus,no nosso espírito que é o que realmente somos. Quando o nosso espírito estar forte e saudável,ele sustenta todo o resto em harmonia e equilíbrio. Mas se estivermos bem na alma e no corpo e mal no espírito,no momento de pressão da vida ,não suportaremos.
Maria sabia que de tudo o que ela precisava fazer naquele momento,o mais importante era estar aos pés de Jesus,porque era exatamente alí,onde ela receberia o alimento que o seu espírito precisava para ficar forte diante das circunstâncias da vida.
Aos pés do Senhor é onde recebemos força,energia,sabedoria,estratégia,refrigério,bálsamo para o nosso coração.
O stress da vida vem por corrermos tanto em busca do que o nosso corpo e a nossa alma precisa enquanto deixamos o nosso espírito morrer faminto do único alimento que é capaz de dá a força que ele precisa,Jesus o pão da vida.
Assim como alimentamos o nosso corpo seis vezes ao dia,precisamos alimentar o nosso espírito com o alimento certo que ele necessita para se manter saudável.O nosso espírito tem fome e sede de Deus e quando damos outra coisa para ele,além do próprio Deus,ficamos fracos,debilitados e vazios,agitados,insatisfeitos mesmo tendo tudo que nos faríamos felizes. 
A questão é...cada coisa no seu devido lugar,o lugar de Deus dentro de nós não pode ser ocupado por uma religião ou qualquer outra coisa,o lugar de Deus dentro de nós só pode ser ocupado pelo próprio Deus.
É quando descemos na presença do Senhor que recebemos as nossas maiores vitórias;coisas que o dinheiro não compra,porque não tem preço,mas tem valor. Se prostrar diante do senhor é ser humilde para receber o que só Ele tem para dar.


(1 Pedro 5:6) Sejam humildes...Portanto,sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo.

(Mateus 9:20) Certa mulher que fazia 12 anos que estava com uma hemorragia,veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. Pois ela pensava assim: Se eu apenas tocar na capa dele,ficarei curada. Jesus virou,viu a mulher e disse: 
- Coragem,minha filha você sarou porque teve fé. E naquele momento a mulher ficou curada.

Essa mulher mesmo fraca,debilitada,humilhada diante da multidão,sabia o que queria e onde estava o que ela queria.Ela desejava ser curada de sua doença e sabia que em Jesus estava a sua cura,por isso ela não mediu esforços e foi apenas tocar nele pela fé para receber o seu milagre.

Nós tocamos em Jesus quando acreditamos que Ele tem poder para fazer o nosso milagre acontecer.
Nós tocamos em Jesus,quando priorizamos a sua presença em nossa vida todos os dias,quando reservamos um momento para ficarmos alí aos seus pés,ouvindo uma música de adoração a Deus,lendo e meditando na sua Palavra;são momentos que nos prostramos diante da grandeza de Deus e na medida que descemos,subimos no nosso nível espiritual.


(2 Reis 5:14) Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes,como Elizeu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança. Depois ele voltou onde Elizeu estava e disse: 
- Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum Deus,a não ser o Deus de Israel.

Naamã era um general do exército que estava doente de lepra,e ouviu de sua empregada,que havia um homem de Deus naquela região que podia curar a sua lepra. Ele foi ao encontro do profeta e fez o que ele havia mandado,apenas mergulhar sete vezes no rio Jordão.

Um comando não muito aceito e compreendido por ele,mas ele não tinha uma outra opção,e mesmo contra a sua vontade,ele foi até o rio Jordão e deu os sete mergulhos,ficando completamente curado.

Quando Deus te der um comando através dos seus filhos,mesmo que pareça algo sem lógica ou humilhante,não fique constrangido em fazer,porque a vitória está na obediência. Muitas vezes Deus nos manda fazer coisas absurdas olhando pela lógica humana,mas acontece que Deus não é um humano para agir na lógica humana,Deus não usa a lógica humana,Ele usa a fé.Existem vitórias que são conquistadas apenas pela fé. Uma ação,uma atitude de fé em resposta ao comando dado por Deus através de um filho seu aqui na terra.
Muitas pessoas perdem de receber os seus milagres por causa do orgulho,se preocupam mais no o povo vão pensar e dizer do que mesmo na manifestação do seu grande milagre.
Assim como Marta,deixe tudo e se disponha a investir o seu tempo aos pés do Senhor,pois é lá que o sobrenatural acontece.
A mulher do fluxo de sangue foi curada porque teve a atitude de descer aos pés do Senhor e lá,numa posição de humilhação para o povo que ela recebeu a sua cura e o seu milagre.
Naamã recebeu a sua cura e o seu milagre após descer no rio Jordão,um rio sujo,uma atitude de humilhação aos olhos do povo,mas de vitória aos olhos de Deus.

Não ligue para o que o povo vão pensar e falar de você e das tuas atitudes,o que Deus mandar você fazer,faça,mesmo que seja algo sem lógica humana ou absurda,mas faça;não tenha medo de se humilhar diante do Senhor,porque é aos pés do Senhor Jesus que está o que ninguém tem para nos dar,o nosso milagre.


Juciara Oliveira.
Derramando o bálsamo da Palavra de Deus no seu coração.


(Marcos 4:37-41) De repente,começou a soprar um vento muito forte,e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco,que ele já estava ficando cheio de água. Jesus estava dormindo na parte de trás do barco,com a cabeça numa almofada.Então os discípulos o acordaram e disseram: 
- Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso? Então ele se levantou,falou duro com o vento e disse ao lago: 
- Silêncio! Fique quieto! O vento parou,e tudo ficou calmo. Aí ele perguntou: 
- Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não tem fé? 
E os discípulos,cheios de medo,diziam uns aos outros: 
- Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!

Diante de uma situação de perigo ou emergência,saber o que fazer,exercer os primeiros socorros é fundamental para salvar a própria vida   e também outras vidas. 
Existe um momento na vida onde estamos no cenário perfeito no mar da vida...
De repente, a brisa começa a tocar o nosso rosto,o vento fica mais forte transformando-se em uma tempestade
Uma tempestade pode ser qualquer circunstância que vem para nos abalar,para mexer com a nossa estrutura de alguma forma; 
O barco é a nossa vida;
A água entrando no barco é quando deixamos as circunstâncias entrarem no nosso interior,abalando a nossa alma,o nosso emocional;
A almofada onde Jesus dormia é o nosso espírito descansando em Deus,na poderosa Palavra de Deus,o nosso lugar seguro em toda e qualquer circunstância da vida.
Uma tempestade é algo que causa tumulto,barulho e desespero;a tempestade em si,junto com os discípulos desesperados,não foram capazes de acordar o Mestre Jesus que estava dormindo na parte detrás do barco. A tempestade estava acontecendo lá fora,e não havia entrado na alma de Jesus,porque ele estava no lugar de descanso em Deus.Os discípulos tiveram que ir acordá-lo.
Os discípulos que andavam lado a lado com Jesus e já haviam presenciados tantos milagres,não conheciam Aquele que estava sempre ao seu lado;não consideraram a presença do Mestre dentro do barco e temeram;porque eles focalizaram mais na tempestade,na circunstância do que mesmo na presença de Jesus que tem em si o poder de fazer qualquer milagre acontecer.


Hoje isso continua acontecendo na vida dos cristãos que não consideram,não valorizam a presença do Espírito Santo dentro de si,e quando se levanta uma tempestade,uma circunstância,eles logo temem e entram em desespero deixando a água ou seja,a situação entrar no seu interior,abalando o seu emocional.
O que é um barco no meio do Oceano? Mas ele só afunda se a água entrar no seu interior. Estamos no mundo e mesmo passando por tempestades ou circunstâncias,elas só nos atingirá se deixarmos a situação entrar dentro de nós,na nossa alma;no nosso interior;se estivermos no lugar certo,em Deus,o nosso espírito descansará e a tempestade não entrará no nosso interior.
Precisamos conhecer e considerar Aquele que habita dentro de nós,no nosso interior.
Essa tempestade era para os próprios discípulos acalmarem,mas eles não tiveram fé o suficiente e foram acordar o Mestre para fazer alguma coisa.
Hoje diante de uma circunstância,nós cristãos temos o poder de acalmar toda e qualquer tempestade em nossa vida;porque o Espírito Santo está dentro de nós,Ele é a mesma força poderosa que ressuscitou Jesus dos mortos;temos a Palavra de Deus em nosso coração e na nossa boca,Palavra que trás em si o Espírito e a vida do próprio Deus.

(Isaías 55:11) Assim será a palavra que sair da minha boca;ela não voltará para mim vazia,antes fará o que me apraz,e prosperará naquilo para que a enviei.

A presença de Deus é capaz de transformar todo o cenário para dar um final feliz.
Isso nos faz lembrar de Jacó que quando fugia do seu irmão Esaú,pegou uma pedra no meio do deserto,e fez dela um travesseiro onde adormeceu e sonhou com uma escada que ligava o céu a terra e anjos subiam e desciam por ela. Ao acordar ele reconhece que Deus esteve naquele lugar,então ele pega a pedra  que lhe serviu de travesseiro,faz um altar e faz um pacto com Deus.

(Gênesis 28:10) Ver toda história...

Eu acredito que a pedra que serviu de travesseiro para Jacó,era na verdade,como ele se encontrava naquele momento,com a cabeça pesada,confuso,desconfortável com aquela situação,preocupado,solitário,desamparado no meio do deserto. Jacó deita numa pedra,mas durante o sono aquela pedra se transforma numa confortável almofada ou travesseiro por causa da gloriosa presença de Deus. ( O mesmo travesseiro que Jesus dormia durante a tempestade);Jacó acorda renovado,decidido e com fé pega a pedra e faz um pacto com Deus;que na verdade era exatamente o que significava a escada que ele sonhou ligando o céu a terra e anjos e descendo nela. Durante o sonho,ou a revelação de Deus melhor dizendo,Deus fez um pacto com Jacó e ao acordar,Jacó faz um pacto com Deus.
Quando o dia amanhece,não nasce apenas um novo dia,mas um novo homem,Jacó que seria futuramente Israel,um dos patriarcas,de onde sairía as doze tribos de Israel,homem ungido por Deus para cumprir o propósito de Deus na terra.
Jacó segue o seu rumo e a sua trajetória não é nada fácil,mas ele vence todas as dificuldades em sua vida por causa da sua aliança com Deus.
Quem tem uma aliança com Deus sempre vence.

Chega o momento de Jacó se encontrar com o seu irmão Esaú,antes desse encontro,Jacó fica durante a madrugada a sós com um anjo e luta até o amanhecer,aquela luta na verdade era uma preparação para o grande encontro entre os dois irmãos. Afinal,Esaú havia jurador matar Jacó.
Eu particularmente não vejo Jacó como um vilão da história,afinal ele botou preço no que ele valorizava e desejava para si,a bênção que o seu irmão tinha por direito;mas não valorizou,não considerou e na primeira oportunidade que teve trocou o espiritual pelo material para satisfazer um desejo temporário de sua carne.
Isso ainda acontece hoje,podemos ver cristãos trocando o sagrado pelo profano,o espiritual pelo material apenas para satisfazer os desejos momentâneo da carne. 
Jesus Cristo veio para o seu povo,mas os seus próprios irmãos de sangue o rejeitaram;mas,aqueles que reconhecem Jesus como o Messias,o Senhor e Salvador e o aceitam, tornam-se o seu povo,por causa da aliança que faz com Deus. 
Jesus estava entrando em Jerusalém no jumentinho e os religiosos estavam no muro das lamentações pedindo a Deus para enviar o Messias;o Messias estava entrando na cidade,a resposta da oração havia chegado,mas eles não consideraram por causa da "embalagem". Eles não podiam aceitar o Messias vir de uma família pobre de Jerusalém,o Messias ser filho de um carpiteiro José e Maria de Nazaré. 
Hoje precisamos considerar mais o conteúdo do que a embalagem,muitas vezes aquilo que pedimos a Deus,não chega na embalagem de presente que desejamos,mas possui o conteúdo que realmente necessitamos;podemos perder por não ver como Deus ver.
Jacó enxergou a bênção de Deus,mas Esaú não viu e não valorizou que Deus havia lhe dado.
A luta de Jacó durante toda a madrugada foi para tratar do caráter de Esaú para o encontro com Jacó ao  amanhecer.

(Gênesis 33:4) Porém Esaú saiu correndo ao encontro de Jacó e o abraçou;ele pôs os braços em volta do seu pescoço e o beijou.E os dois choraram.


Deus transforma o coração de Esaú para se encontrar com o seu irmão Jacó. Deus transforma o mal em bem...isso lembra a história de José do Egito,quando Deus transforma toda a circunstância contrária da vida de José em bem.

Gênesis 50:19) ...mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo,isto é,salvar a vida de muita gente.

José enfrentou com equilíbrio e sabedoria,uma grande tempestade em sua vida,a sua tempestade foi a mulher de Potifar,que todos os dias insistia para ir para cama com ele.

(Gênesis 39:10) Todos os dias ela insistia que ele fosse para a cama com ela,mas José não concordava e também evitava estar perto dela.

Diante dessa circunstância que se levantou para destruir o propósito de Deus na vida de José,a maneira de José falar para a sua tempestade,foi fugindo dela. A fé exige uma ação,ou você fala para a circunstância que se levanta para te destruir ou você foge dela para não cair. Quando a circunstância for relacionada a carne,a área sexual,não adianta falar para ela,mas correr,fugir da tentação.

José não deixou a "água" entrar no interior do seu barco,ou seja,nos seus sentimentos,na sua alma;ele pode até ter balançado,mas ele foi sábio,temente à Deus e equilibrado,não permitindo que os seus sentimentos fosse abalado. Quando deixamos a situação atingir a nossa alma,os nossos sentimentos,não tem mais jeito,já era...
José foi preso injustamente por falsa acusação,mas pela gravidade do caso ele poderia ter sido morto. Mas,por causa da sua atitude de não deixar a circunstância entrar no seu interior,Deus poupou a sua vida e da prisão ele foi cumprir o propósito de Deus como governador do Egito.


Diante das tempestades da vida,relaxe e durma no barco,descanse o seu espírito na Palavra de Deus;essa é a única forma de não deixar a circunstância atingir a tua alma,abalando os teus sentimentos,te deixando desesperado,sem saber o que fazer,ou até mesmo fazendo a coisa errada.
Fale a Palavra de Deus para a circunstância que ela desaparecerá.Se for na área sexual,fuja,corra da tentação. Não permita que a situação entre no seu interior.
Na tempestade da vida,você só tem duas opções:Entrar em desespero ao ponto de cometer uma loucura,ou relaxar e descansar na Palavra de Deus,abrindo a tua boca boca e falando para a tempestade...
Lembre-se um barco não significa nada na imensidão do oceano,mas,ele só afunda se a água entrar no seu interior...



Juciara Oliveira.
Derramando o bálsamo da Palavra de Deus no seu coração.



Apelo