j

"O QUE É O PECADO?"

Posted by JUCIARA OLIVEIRA - -


A palavra Pecado é um termo utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; qualquer desconsideração as Leis Divinas. No hebraico (hhatá)e no grego comum  (hamartáno) significam "errar".
O conceito de pecado está envolvido em argumentos sobre o certo e errado. Aquilo que eu acho  pecado pode não ser para você.Aquilo que você considera pecado pode não ser no meu conceito.
Ao considerar "O que é pecado?", pensamos em desobediência a Palavra de Deus. 
Mesmo assim, temos a tendência de enxergar roubo,homicídio e adultério como "grandes" pecados, em comparação com mentira, linguagem torpe,idolatria,omissão,saber fazer algo bom e não fazer e tantos outros como "pequenos" pecados.
Para Deus não existe pecado grande ou pecado pequeno.Tanto faz você pecar roubando um carro,uma caneta ou até mesmo um papel higiênico do banheiro.
Existe o pecado.Que é tudo aquilo que te separa da presença de Deus.
Imagine agora algo que te separa de Deus,você sabe aquilo que te afasta do Senhor;te impede de buscá-lo e adorá-lo.Você percebe que são as coisas bobas e aparentemente insignificantes  que te afasta de Deus.
Muitas vezes questionamos Deus porque oramos,procuramos viver em linha com a sua Palavra e mesmo assim quando oramos parece que o céu estar fechado e não temos a resposta das nossas orações.
O fato é que das grandes pedras do caminho,nós nos desviamos para não batemos,e não nos machucarmos,mas são exatamente as pequenas pedras do caminho que tropeçamos e caímos.
Muitas vezes são os pequenos hábitos do dia a dia que nos separam da presença de Deus.
O meu objetivo aqui não é te acusar,para isso já basta o nosso adversário,mas eu quero te alertar a fazer um análise da tua vida,para te despertar,a mudar se for necessário para que você seja feliz.Todos nós estamos sujeitos a cair,somos humanos,somos limitados,mas isso não é desculpa para vivermos na prática do pecado.

Devemos evitar tudo aquilo que nos leva a prática do pecado.
Para isso precisamos nos fortalecer nos alimentando diariamente da Palavra de Deus,também na prática do jejum e oração.Afinal,somos um espírito,que tem uma alma e habita em um corpo,portanto aquele que estiver mais alimentado e forte vencerá na luta entre a carne e o espírito.

(Isaías 59:1-2) diz: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça."


Pecado é transgredir a lei de Deus.O que é a lei de Deus?É tudo o que estar escrito na Bíblia Sagrada.

(1 João 3:4) “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.” 

Há pecado que gera a morte,não apenas a morte espiritual,mas a morte física.

(1 João 5:17) “Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.”
 
O pecado sai de dentro de nós.  

(Marcos 7:20-23) “E prosseguiu: O que sai do homem isso é que o contamina. Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades,a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.” 

Em Adão toda humanidade nasce no pecado,separado de Deus,Jesus é a ponte que leva o ser humano a Deus para viver em comunhão com Ele.

(Romanos 3:23)  Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.Mas,pela sua graça e sem exigir nada,Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus,que os salva.

Sem Jesus, a consequência do pecado é a morte.
A morte espiritual é a separação do homem e Deus.
Se o ser humano morre na condição de pecador,separado da presença de Deus devido ao pecado de Adão,ele passará a sua eternidade separado de Deus,no inferno que é real,embora muitos não acreditam.
ATENÇÃO
Existe vida após a morte e só existem dois caminhos,o céu e o inferno.O céu é onde Deus estar assentado no seu Trono de glória,a sua direita estar o Filho Jesus,intercedendo por nós.
Aquele que tem Jesus como Senhor e Salvador aqui na terra,também terá Jesus como Senhor e Salvador por toda a eternidade no céu.
Aquele que é o teu Senhor aqui no mundo,será o teu Senhor por toda a eternidade...
No Reino espiritual não existe meio termo,eu pessoalmente sou extremista,mas no Reino espiritual,só existem duas forças,o bem que vem de Deus e o mal que vem de Satanás.Se Jesus não é o Senhor da tua vida,quem é então o teu senhor?A quem você obedece aqui no teu dia a dia fazendo a sua própria vontade é o Senhor da tua vida.

(Romanos 6:23) “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”  

Enquanto você estiver aqui no mundo,você tem a oportunidade de escolher onde você passará a tua eternidade.Muitos dizem que isso depende de Deus,Ele que sabe onde coloca cada um.Deus é bom e não coloca ninguém no inferno e nem no céu.O que Ele teve de fazer pela humanidade foi feito,enviar Jesus para salvar o mundo da perdição eterna.Mas cabe ao ser humano aceitar ou rejeitar Jesus como o seu Salvador e Senhor.

Se você saiu do caminho do Senhor,hoje Ele te dar uma oportunidade de voltar.Jesus te chama e te espera exatamente assim como Ele morreu naquela cruz,de braços abertos por amar você!
Deus odeia o pecado,mas Ele ama você,Ele quer ter acesso a tua vida,Ele te quer aqui na terra e também por toda eternidade porque Ele te ama como ninguém jamais te amou.
Hoje é mais uma oportunidade que Deus te dar para analisar a tua vida e concertar aquilo que estar errado.
O ser humano faz algo interessante que não faz sentido,fecha a porta para quem o ama de verdade e abre a mesma porta exatamente para aquele que vai o destruir de alguma forma.

(Salmos 139:23-24) “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.” 

Há algum pecado imperdoável?Sim.Isso é algo muito delicado.Muitas vezes olhamos para determinadas pessoas usadas por Deus do modo que Ele deseja usar,Ele é Soberano e faz como quer e não deve satisfação a ninguém,afinal Ele é Deus;assumimos uma posição que não é para nós,e julgamos,pessoas quando na verdade o único Juiz é Deus. Cuidado!Quando abrir a boca para julgar o teu irmão,se o que ele estiver fazendo for guiado pelo Espírito Santo,você estará tocando não mais no irmão,mas na Pessoa mais Sagrada que existe,a terceira Pessoa da trindade,o Espírito Santo de Deus.E não há perdão para quem toca nele.Muitas vezes Deus nos surpreende na sua soberania,usando aquilo que agente despreza e não valoriza.

(1 Coríntios 1:27) Para envergonhar os sábios,Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura;e,para envergonhar os poderosos,ele escolheu o que o mundo acha fraco.Para destruir o que o mundo pensa que é importante,Deus escolheu aquilo que o mundo despreza,acha humilde e diz que não tem valor.  

(Lucas 12:10) “E a todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado.” 
   
O pecado é para ser evitado,em Deus você encontra graça para não pecar.Mas se você caiu e se afastou da presença de Deus,devido a prática do pecado e não sabe o que fazer?
 

Primeiro, reconhecer o seu pecado.  

(Salmos 51:2-4) “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”
 
Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. Confesse os seus pecados a Deus e será perdoado.

(Salmos 51:7-12) “Purifica-me com e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.” 




(1 João 1:9) “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 


Terceiro, acreditar que Deus o perdoou e parar de se sentir culpado. 

(Salmos 32:1-6) “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniquidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de Estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no transbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.” 









Juciara Oliveira.
Derramando o bálsamo da Palavra de Deus no teu coração.

One Response so far.

  1. Unknown says:

    “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.- Efésios 4:15

    Nosso alvo como cristãos é amadurecer na presença de Jesus Cristo no mundo, sendo o seu Corpo unificado de seguidores. Este alvo desafiador só pode ser realizado se falamos a verdade – a mensagem de Deus inspirada pelo Espírito – e o fazemos com uma atitude de amor. Como podemos esperar comunicar a mensagem do amor de Deus que enviou Jesus, se não vivemos esse amor diariamente?

    Que Deus em Cristo Jesus nos abençõe

    Missionário Sergio Christino

    Pregando a Palavra de Deus, um Soldado a Serviço do Rei Jesus



Apelo